No próximo encontro científico abordaremos o tema "Endometriose e Fertilidade", passando por estudos que nos apresentam dados interessantes sobre diversos aspectos.
Dentre os artigos estudados estão:
In vitro fertilization is a successful treatment in endometriosis-associated
infertility Author links open overlay panel Hans KristianOpøienM.D. ab Peter FedorcsakM.D., Ph.D. a Anne KaterineOmlandM.D., Ph.D. a ThomasÅbyholmM.D., Ph.D. cd SverreBjerckeM.D., Ph.D. a GudvorErtzeidM.D., Ph.D. a NanOldereidM.D., Ph.D. a Jan RoarMellembakkenM.D., Ph.D. a TomTanboM.D., Ph.D. ad.
Mulheres com endometriose tiveram gestações e nascidos vivos em andamento semelhantes às mulheres com infertilidade por fator tubário, mas as pacientes com endometriose estágio I e II da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) tiveram uma taxa de fertilização mais baixa e as pacientes com estágio III e IV exigiram mais FSH e tiveram menos oócitos recuperados.
A divisão dos grupos de estágio III e IV em pacientes com e sem endometriomas mostrou que o grupo “endometrioma” necessitou de mais FSH e tiveram gravidez e nascidos vivos em andamento significativamente menores.
________
Endometriosis and infertility: a committee opinion /2012
The Practice Committee of the American Society for Reproductive Medicine
Portadoras da endometriose, geralmente apresentam dor pélvica, infertilidade ou massa anexial e podem necessitar de cirurgia. O tratamento da endometriose no contexto da infertilidade, levanta uma série de questões clínicas complexas que não têm respostas simples.
Este Artigo substitui o documento do Comitê de Práticas ASRM de 2006 com o mesmo nome.
Comments